Tecnologia e inovação a favor da sociedade


Atualmente, os temas relacionados com danos ambientais e emissões de gases poluentes estão sendo discutidos fora dos ambientes acadêmicos. As consequências da falta de preocupação com estes itens atingem a todos, impactando na qualidade e expectativa de vida, bem como na manutenção das espécies. Diante desta problemática, o projeto B1K3LAB foi idealizado e está sendo desenvolvido pelo Ciência para Todos na Universidade Federal do Paraná.

B1K3LAB é um equipamento portátil desenvolvido por alunos do curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Paraná, para ser acoplado em bicicletas com o objetivo de coletar informações em tempo real pelas ruas da cidade. Além disso, essa iniciativa pretende aumentar a segurança dos ciclistas em seus trajetos, coletar dados ambientais, de trânsito e oportunamente ser utilizado para o planejamento urbano. Junto do aplicativo Smart Mobility, disponível no Google Play, utiliza dados georreferenciados e realiza armazenagem em banco de dados.



A mais recente novidade dentro deste projeto é a novíssima case feita com impressora 3D, é chamada de B1K3 LAB Pocket, que se encontra em fase de testes e coleta de dados, permitirá fácil portabilidade e baixo consumo de energia, indo ao encontro do uso de tecnologias inteligentes em favor da coletividade.

Acompanhe o andamento do projeto acompanhando as páginas www.fb.com/cienciaufpr

Esse comentário faz parte de uma iniciativa da disciplina TE346 - Engenharia e Sociedade do curso de Engenharia Elétrica da UFPR ministrada pelo professor André B. Mariano, vinculado ao projeto Ciência para Todos de Popularização e Divulgação Científica.

Autor: Marcelo Pedrosa (Acadêmico de Engenharia Elétrica UFPR)