Engenharia Elétrica construindo um trânsito mais seguro


O uso da bicicleta como meio de transporte é uma realidade no Brasil e no mundo. No Brasil, a construção de ciclovias como tendência urbanística, ainda não é uma tendência nas maiorias das cidades. Além disso, a falta de cultura de trânsito e os inúmeros desrespeitos às leis de trânsito, em especial em relação aos ciclistas, transformam a ciclomobilidade em uma grande roleta russa. Os ciclistas pedalam sem a sensação de segurança e novos ciclistas são inibidas por essa sensação de perigo iminente. Embora os problemas relacionados a natureza humana só possam ser resolvidos com educação, seus efeitos podem ser minimizados com o uso de tecnologia, como por exemplo do Invisible Shield.

Imagem do Invisible Shield, dispositivo IoT para classificação do risco da ciclomobilidade

Um time de alunos da UFPR está trabalhando em uma solução inovadora para aumentar a segurança da ciclomobilidade. O Invisible Shield é um dispositivo capaz de coletar dados sobre o comportamento do ciclista em relação ao trânsito e o comportamento do motorista em relação ao ciclista. Os dados adquirido são armazenados em um cartão SD, e posteriormente serão passados para uma base de dados para classificar o risco do trajeto através de análises matemáticas das áreas livres em torno do ciclista durante os deslocamentos. Esse mapeamento permite a determinação das áreas mais perigosas das cidades e a elaboração de rotas mais segura levando-se isso em consideração.

A solução Invisible Shield faz parte de uma solução maior que consiste no uso do Dispositivo B1K3 Lab e o aplicativo Smart Mobility. Todas essas soluções trabalham em conjunto e são iniciativa do projeto Ciência para Todos no desenvolvimento de um trânsito mais humano (Iniciativa Smart Mobility). 

Esse comentário faz parte de uma iniciativa da disciplina TE346 - Engenharia e Sociedade do curso de Engenharia Elétrica da UFPR ministrada pelo professor André B. Mariano, vinculado ao projeto Ciência para Todos de Popularização e Divulgação Científica.

Autor: Rodrigo Souza da Silva (Acadêmico de Engenharia Elétrica UFPR)