Importância da divulgação científica


O principal desafio da educação é fazer com que chegue a todos. Por isso a universidade tem papel fundamental, uma vez que nela são desenvolvidos diversos projetos de pesquisa e extensão que na maior parte são voltados para a sociedade, como seminários, protótipos de produtos, entre outros. 

A divulgação de todo material produzido nas universidades possibilita a troca de informações entre a comunidade acadêmica e a sociedade em geral e dessa forma é como a metáfora do barco no mar: quando a maré sobe todos os barcos sobem juntos, ou seja, ao democratizar a educação todos têm a ganhar.

Talvez a internet seja hoje a melhor forma de divulgar conteúdo possuindo um alcance global, por isso a iniciativa do Ciência para Todos para produção e publicação de Recursos Educacionais Abertos é de extrema importância pois leva o conteúdo gerado na universidade de forma rápida e eficaz a todos.

O projeto de extensão universitária Ciência para Todos desenvolve uma metodologia de produção de Recursos Educacionais Abertos com foco na Padronização da Qualidade, Revisão por Pares e Verificação de Plágio. Desta forma, colabora para que os alunos de graduação desenvolvam habilidades de comunicação escrita ao mesmo tempo que realizam a democratização de conteúdo científico para a sociedade de uma forma clara e objetiva.

Aluna do Projeto Ciência para Todos, acadêmica do curso de Engenharia Ambiental, apresentando os resultados do projeto em evento

Acompanhem o trabalho do projeto nas páginas www.fb.com/cienciaufpr e www.bit.ly/cienciaufpr.

Esse comentário faz parte de uma iniciativa da disciplina TE346 - Engenharia e Sociedade do curso de Engenharia Elétrica da UFPR  ministrada pelo professor André B. Mariano, vinculado ao projeto Ciência para Todos de popularização e divulgação científica.

Autor: Emanuel Sidoski (Acadêmico de Engenharia Elétrica UFPR)