Formação do cidadão profissional


A prática de extensão possibilita, aos alunos de universidades, sua formação profissional como cidadão, produzindo um significativo conhecimento e interligando a Universidade e suas atividades de ensino e pesquisa às demandas da população. 

A partir da troca de valores entre a Instituição de ensino e a comunidade alcança-se uma democratização do acesso ao conhecimento científico, sendo fornecidas a comunidade palestras, eventos e cursos, estando esses acessíveis a qualquer pessoa, seja ela ou não acadêmica.


Além de adquirir conhecimento sobre a realidade da comunidade em que a Universidade está inserida, o aluno participante irá desenvolver habilidades de comunicação, liderança, trabalho em equipe e empreendedorismo, agregando valor ao seu currículo. Como muitos projetos são desenvolvidos para suprir alguma carência da população, há a possibilidade de surgir algum investidor que deseje "bancar" a ideia e fornecer mais recursos para conclusão do trabalho.

O projeto de extensão Ciência para Todos desenvolve difererentes iniciativas como 1) Visitas de Escolas Públicas à Universidade, 2) Ações de Popularização e Divulgação da Ciência e 3) Iniciativa Startup Experience de capacitação profissional de alunos de graduação. Saiba mais em www.fb.com/cienciaufpr e www.bit.ly/cienciaufpr.

Descrição da Representação Gráfica da Logomarca do Projeto Ciência para Todos

Esse comentário faz parte de uma iniciativa da disciplina TE346 - Engenharia e Sociedade do curso de Engenharia Elétrica da UFPRministrada pelo professor André B. Mariano, vinculado ao projeto Ciência para Todos de popularização e divulgação científica.

Autor: Alexandre Domingues Caspechaque (Acadêmico de Engenharia Elétrica UFPR)