Uma revisão sobre as principais metodologias de ensino e suas diferenças

Iniciativa do Projeto de Extensão Universitária Ciência para Todos (www.bit.ly/cienciaufpr)


Por Ana Luiza Mendes, Emerson Cortez Gallego Campos, Fernando Aparecido Dias Radomski, Heloiza Roberto Silva, Isadora C. Sebben, Leila Seleme Mariano, Priscila Paola Dario, Waleska da Silva Barbosa, André Bellin Mariano

Em contrapartida à forma tradicional de ensino, onde os alunos aprendem de forma passiva e agem de maneira individualista ou competitiva, existem as metodologias inovadoras de ensino. Tais metodologias podem gerar ganhos cognitivos superiores aos alunos quando comparadas as técnicas tradicionais e até desenvolver suas habilidades sociais dependendo do caso e da sua forma de aplicação. Nesse contexto, este trabalho avaliou as principais características, de acordo com a ferramenta “5W2H”, das seguintes metodologias inovadoras de ensino: Project-based learning, Problem-based Learning, Discovery Learning, Inquiry Learning, Case-based Learning, Just-inTime Teaching, Colaborative Learning, Cooperative Learning e Project-led Education. Através das informações obtidas, realizou-se uma análise comparativa entre estes diferentes métodos, de modo que interessados no assunto podem utilizar esta análise para conhecer os aspectos mais importantes de cada técnica, ou ainda, como uma ferramenta de escolha entre as diferentes metodologias.

O conteúdo deste trabalho, produzido na disciplina de Métodos Inovadores do Ensino de Engenharia do PIPE está presente em um Recurso Educacional Aberto produzido e depositado no Repositório da UFPR (LINK DO ACERVO). 

Esta é uma iniciativa do Projeto de Extensão Universitária Ciência para Todos (www.fb.com/cienciaufpr) para a divulgação e popularização da Ciência e Tecnologia.

QUER PARTICIPAR? Quem estiver interessado em atuar na elaboração de REA (recursos educacionais abertos) promovida pelo projeto de extensão Ciência para Todos, entre em contato comigo. Procuramos, em particular, professores e alunos que estejam no Mestrado e Doutorado e queiram trabalhar com metodologias de ensino inovadoras, metodologia Startup, REA e extensão universitária como forma de aprimoramento e qualificação do trabalho como professor do ensino superior ou ensino médio.

OBS.: Alunos de graduação podem atuar no projeto. Para isso, basta ficarem atentos para abertura de vagas pelos canais do projeto (www.fb.com/cienciaufpr). As participações de alunos de graduação consistem em trabalhar na Iniciativa Startup Experience no desenvolvimento de produtos e soluções nas áreas de energia renovável, IoT, meio ambiente, mobilidade urbana e ensino. 

Confiram os outros REA produzidos recentemente pelo projeto (clique nos títulos para ser redirecionado para o repositório):
  1. Ensino na Engenharia: desafios na formação do profissional cidadão
  2. Como aumentar a qualidade de ensino em engenharia sem os investimentos adequados? 
  3. A interdisciplinaridade na engenharia: Oportunidade ou problema? 

REA são ferramentas modernas e importantes para o uso no ensino e extensão. Além disso, constituem uma produção de material didático que deve ser cadastrada na Plataforma Currículo Lattes e que vai ser pontuada em seleções públicas para mestrado, doutorado, docentes, etc. Saiba mais sobre REA aqui Link 1Link 2.