Mudaremos o mundo se a educação primeiro nos mudar


Iniciativa do Projeto de Extensão Universitária Ciência para Todos (www.bit.ly/cienciaufpr)
Por Emerson Cortez Gallego Campos, Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciência dos Materiais.
Educação e pesquisa são duas áreas básicas da sociedade, no meu ponto de vista. Quando me dirijo a palavra básica, me refiro a pilares cruciais da sociedade, como vigas e colunas de concreto em uma grande edificação. Às vezes, me faltam as palavras para expressar o quão importante e nobre ela é. Enfim, as vezes penso que a nossa sociedade, mas especificamente o Brasil, vive colocando porcelanatos, gessos, lustres caríssimos, mármores em uma casa de pau a pique, aquelas casinhas construídas basicamente de bambus, cipós e barro. O que eu quero dizer é que no Brasil há muito investimento em luxos sendo que a população padece por faltas de profissionais da saúde, padece por falta de conhecimento, engolidos pela ignorância e falece por falta de emprego e o impedimento da realização de sonhos. Aqui, a palavra ‘padece’, gostaria que interpretasse como morte física, psicológica-racionalidade e morte emocional-objetivo de vida, respectivamente.
A educação é capaz de polir um indivíduo, ela é transformadora, é como uma religião, a gente se converte a ela e nunca mais viveremos como antes.
Com educação o indivíduo estará preparado para contribuir com a sociedade e assim a pesquisa vem como outro pilar básico para agregar. Não necessariamente todos serão pesquisadores-cientistas de universidades e laboratórios, mais sim, pesquisadores e cientistas de questões básicas do cotidiano. Seja você mesmo o beneficiário de seu conhecimento e também desenvolva pesquisa em sua própria casa, instruindo sua família a ter qualidade de vida contribuindo também com o seu bairro, sua cidade e etc.
É um querer meio utópico mudar o mundo, mas se nós, individualmente, colocarmos em prática a educação e o conhecimento no ambiente em que vivemos, aí sim, com certeza a possibilidade de mudarmos o mundo é gigantesca.
Por isso escolhi ser professor, além de instruir e incentivar o sonho das pessoas, tenho imenso prazer em disseminar a ciência, assim, tenho a oportunidade de promover a educação por meio da pesquisa.
Disciplina: Métodos de Ensino Inovadores para Engenharia, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciência dos Materiais da UFPR, Prof. André B. Mariano