Inspirações para a carreira de professor e pesquisador

Iniciativa do Projeto de Extensão Universitária Ciência para Todos (www.bit.ly/cienciaufpr)
“O mistério gera curiosidade e a curiosidade é a base do desejo humano para compreender” (Neil Armstrong)
Desde criança eu achava que seria algum tipo de cientista quando crescesse. Na minha cabeça eu já fui de tudo: biólogo, astrônomo, químico, inventor, entre outros. Tudo isso motivado por uma curiosidade que me levava a assistir programas educativos, ler enciclopédias e estudar sobre tudo que eu julgava ser interessante.
Durante o ensino fundamental e médio descobri minha aptidão pelas ciências exatas e inspirado pelas aulas e pela amizade do meu professor de química, Ederson Moretti, decidi me tornar um engenheiro químico.
Com o passar dos anos na graduação, a vontade de se tornar um professor e pesquisador apareceu. Durante 3 anos eu me envolvi com programas de iniciação científica na universidade, onde conheci meu orientador Celso de Araújo Duarte, o qual se tornou uma referência de pesquisador para mim. Além disso, também tive a experiência de ser aluno do professor Tadeu Cardoso durante a minha graduação. Esse professor, o qual considero um exemplo para a profissão, também me orientou por 2 anos no projeto de extensão Escola Piloto de Engenharia Química da UFPR, onde dei minhas primeiras aulas para turmas grandes.
Com a graduação concluída, bastou cair minha ficha de que eu havia feito tudo o que fiz porque gostava do que fazia e que aquela curiosidade que me acompanhava desde a infância seria pra sempre uma constante. Dessa forma decidi seguir com a carreira acadêmica e ingressei no mestrado.
Espero um dia trazer mudanças positivas para o mundo sendo um professor que desperta essa mesma curiosidade nos alunos, tratando-os com respeito e descontração, assim como os professores que me inspiraram fizeram comigo.
Como pesquisador, pretendo ganhar a experiência necessária para desenvolver projetos que impactem significativamente a sociedade e que me permitam auxiliar o desenvolvimento de
Disciplina: Métodos de Ensino Inovadores para Engenharia, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciência dos Materiais da UFPR, Prof. André B. Mariano