Como mudar o mundo com a educação e a pesquisa?

Iniciativa do Projeto de Extensão Universitária Ciência para Todos (www.bit.ly/cienciaufpr)

Por Leila Seleme Mariano, Doutoranda do PIPE da UFPR (Universidade Federal do Paraná)

A pesquisa é um fator importante para mudar o mundo. Através da pesquisa são desenvolvidas novas tecnologias, novos produtos, novas maneiras de pensar e ver o mundo. São necessários esforços para prover suporte à pesquisa nos diversos setores de estudo.

Não somente a pesquisa, mas, a educação é crucial para realizar esta mudança. Durante minha educação básica, fundamental e também no ensino médio, tive diversos professores e professoras que me conduziram no caminho do estudo. Sempre fui motivada e impulsionada a querer aprender mais. Além do ensino formal, é preciso que o estudante encontre apoio e incentivo em casa.

Lembro até hoje de diversos professores que lecionavam matérias que eu nunca tive afinidade, como o professor Jorge que lecionava inglês, ou o professor Orlando que lecionava português. Mesmo não tendo um interesse profundo nestas áreas estes professores, através de sua didática, me fizeram ter entusiasmo para aprender.

Assim como diversos professores me incentivaram e me ajudaram a evoluir, para mudar o mundo com educação e pesquisa é necessário incentivar os jovens a aprender e a evoluir. Os jovens precisam perceber que tem potencial em áreas específicas, e, assumir responsabilidades pelo seu próprio desenvolvimento sendo valorizados por suas realizações pessoais, bem como participar construtivamente da sociedade. Devemos lembrar que o professor é um ponto fundamental no ensino, devendo estar treinado e motivado, para poder fornecer o suporte necessário aos seus alunos. Pretendo ser professora para encorajar estudantes a progredirem, a perceberem a importância deles na sociedade, trazendo benefícios ao indivíduo e à comunidade.

Disciplina: Métodos de Ensino Inovadores para Engenharia, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciência dos Materiais da UFPR, Prof. André B. Mariano