Como aumentar a qualidade de ensino em engenharia sem os investimentos adequados?

Iniciativa do Projeto de Extensão Universitária Ciência para Todos (www.bit.ly/cienciaufpr)
A área da engenharia é um eixo que sempre contribui para a inovação e o avanço tecnológico como um todo da humanidade, com o objetivo de melhorar/otimizar processos, materializando a pesquisa e a ciência fornecendo um maior bem-estar a população. O ramo da engenharia tem papel fundamental no desenvolvimento econômico de um país. Levando em consideração a importância da engenharia e seu papel fundamental no desenvolvimento da sociedade, faz-se necessário sempre avaliar e repensar a formação que as universidades então fornecendo para os futuros engenheiros, principalmente nas últimas décadas em que o conhecimento se dissipa fácil e rapidamente com novas teorias sendo lançadas no mundo e influenciando a forma de vida da sociedade constantemente. Vários encontros científico-acadêmicos acontecem com o intuito de inovar, assim como grandes empresas de engenharia buscam por inovações, portanto, será que o ensino de engenharia nas universidades também está acompanhando as novas tendências de mercado? Nesse aspecto, sabe-se da falta de investimentos financeiros e recursos para melhorar o ensino em engenharia nas universidades públicas brasileiras. Com isso, neste trabalho, serão abordadas formas de ensino-aprendizagem, com foco nas metodologias ativas de aprendizagem, as quais não necessitam de grandes investimentos financeiros e são capazes de proporcionar um ensino de qualidade aos estudantes de engenharia. O trabalho foi produzido na forma de Recurso Educacional Aberto (REA) por alunos e professor do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciência dos Materiais (PIPE) na disciplina de Métodos de Ensino Inovadores em Engenharia. O REA produzido está disponível no link: https://acervodigital.ufpr.br/handle/1884/57536
PALAVRAS CHAVE: Ensino em engenharia, métodos de ensino, metodologias ativa de aprendizagem.