A interdisciplinaridade na engenharia: oportunidade ou problema?

Iniciativa do Projeto de Extensão Universitária Ciência para Todos (www.bit.ly/cienciaufpr)

Por Leila Seleme Mariano, Márcio Tonetti, Waleska Barbosa, André B. Mariano

Alunos e professor da disciplina de Métodos de Ensino Inovadores para a Engenharia do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciência dos Materiais (PIPE) produziram um Recurso Educacional Aberto no qual discutem a importância da interdisciplinaridade no ensino de engenharia. A interdisciplinaridade pode ser definida como uma forma de ensino que promove maneiras e meios de misturar sabedoria e ciência. O ensino aliado ao aprendizado interdisciplinar é altamente desejável do ponto de vista da sociedade, isto porque o aluno que consegue se aprender através interdisciplinaridade futuramente conseguirá se adequar melhor ao mercado de trabalho, respondendo mais rápido e com maior qualidade às demandas cotidianas. Apesar das vantagens, este tipo de ensino é dificultado por diversas barreiras como arranjos de governanças, avaliações do meio acadêmico e seus profissionais. Para desenvolver o ensino interdisciplinar pesquisadores e professores vêm desenvolvendo metodologias específicas com indicativos positivos de resultados, sendo necessário maior abrangência de amostragem para resultados consolidados. Enfim, a interdisciplinaridade possui suas vantagens e barreiras, sendo necessário o desenvolvimento de metodologias específicas para a sua aplicação com sucesso. O conteúdo dessa discussão está presente em um Recurso Educacional Aberto depositado no Repositório da Universidade Federal do Paraná e acessível pelo endereço https://acervodigital.ufpr.br/handle/1884/57534.

PALAVRAS-CHAVE: interdisciplinaridade, vantagens, barreiras, metodologias.