A Educação e a Pesquisa como ferramentas para melhorar o mundo

Iniciativa do Projeto de Extensão Universitária Ciência para Todos (www.bit.ly/cienciaufpr)
A curiosidade é uma característica do ser humano e pode ser observada em crianças muito pequenas.
O simples fato de olhar no espelho e admirar-se com a própria imagem, e posteriormente investigar por detrás do espelho com intuito de entender o porquê da sua imagem refletida. Ou ainda, o desmontar de um brinquedo para entender como ele foi construído. São estas curiosidades que devem ser incentivadas desde a infância, na educação infantil, bem como no ensaio no fundamental. Desta forma, assegurar que no futuro as crianças se tornem adolescentes e jovens instigados por pesquisas.
O problema é chegar na universidade e ser massacrado por conteúdo, sem tempo disponível para trabalhar com pesquisa, ou muitas vezes encontrar professores desmotivados. Outro problema recorrente é a falta de recursos para estruturas de laboratório a fim de que possam ser produzidas pesquisas de ponta. É necessário que o governo e que a iniciativa privada priorize financeiramente a pesquisa no Brasil, visto que é o principal meio gerador de inovações aplicáveis no dia a dia da sociedade, trazendo melhorias de conforto, praticidade, saúde e entretenimento. Esta inovações estão presentes em várias áreas, algumas delas são:
  • Engenharia agronomia: fornecendo controle de pragas, aumento de produção e garantia de comida para a população;
  • Transportes: carros mais econômicos e ecológicos;
  • Farmácia: pesquisas com bactérias, desenvolvimento de medicamento;
  • Engenharia Civil: otimização de recursos naturais na construção civil, emprego de materiais mais ecológicos;
Acredita-se que o principal modo de melhorar o ensino e a pesquisa no Brasil é fornecendo recursos financeiros, privado ou governamental, vinculado a soluções de problemas nas áreas sociais, econômica, ambientais, entre outras. Assim, parcerias com instituições privadas ou não, com objetivos de produzir pesquisa e solucionar problemas.
Minhas Motivações e Carreira e Visão de futuro
Neste contexto, desde o início da graduação de Engenharia Civil fui incentivada a fazer pesquisa. Tudo começou com uma professora de química que me motivou a fazer um estágio na área de pesquisa. Desde lá, meu envolvimento foi intenso com pesquisas relacionadas em argamassa e concretos, produzindo artigos ainda durante a graduação.
Neste período lia muitos artigos de diferentes autores, mas em especial do professor Vanderley John da Escola Politécnica de São Paulo, e foi por causa de seus artigos que decidi que faria meu mestrado no grupo de pesquisa dele. Lá tive a oportunidade de trabalhar com equipamentos de ponta, participar de disciplinas com bons professores e de desenvolver um boa pesquisa mestrado. Tal fato foi fundamental para o meu desenvolvimento profissional e pessoal.
Atualmente, faço doutorado na área de materiais e estudo a composição do cimento. Meu trabalho visa compreender a fundo as reações físico-químicas que ocorre quando o cimento entra em contato com a água, e a partir delas, melhor a produção do cimento, gerando menor impacto ambiental e diminuindo os recursos financeiros.
Fazer mais utilizando menos
Pretendo futuramente atuar com pesquisas na área e trabalhar com afinco nas parcerias universidade e indústria, sempre com intuito de melhorias ambientais e financeiras. Meu slogan é "fazer mais utilizando menos".
Disciplina: Métodos de Ensino Inovadores para Engenharia, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciência dos Materiais da UFPR, Prof. André B. Mariano