No NPDEAS, grupo de pesquisa do qual faço parte, trabalha com diversas tecnologias para produzir biodiesel de microalgas. Uma das formas utilizadas consiste no uso da biomassa úmida de microalgas diretamente após a centrifugação. 

Uma vantagem deste processo está na eliminação da etapa de secagem responsável por grande gasto energético.

Detalhes sobre a saponificação da biomassa úmida podem ser esclarecidos em artigo recentemente publicado decorrente do trabalho da Química Ambiental Luiza Schroeder sob a minha orientação no PIPE - UFPR (http://demec.ufpr.br/reterm/artigos/338-2015.pdf).

Nossa aluna de doutorado Anne Caroline Defranceschi Oliveira juntamente com a equipe do NPDEAS está produzindo extratos de ácido graxo a partir da microalga Scenedesmus obliquus cultivada em larga escala nos fotobiorreatores tubulares compactos. Vários estudos estão sendo realizados, inclusive a esterificação enzimática dos extratos à biodiesel.

Em função dos nossos trabalhos no NPDEAS fomos contactados pela revista BiodieselBr que publicou uma matéria a respeito do uso de Ácidos Graxos na indústria. A matéria publicada no terceiro bimestre de 2015 de pode ser consultada abaixo.