Mercado dos Ácidos Graxos e Derivados


A maior parte do mercado nacional dos ácidos graxos consiste em atender a produção de resinas alquídicas para tintas. Outros bons consumidores dessa matéria prima são a indústria de aditivos para os lubrificantes e de sabões de brilho. Hoje, poucos produtores investem no fracionamento dos ácidos graxos pois os custos de manutenção de colunas de fracionamento é muito alto. Desta forma, abre-se precedentes para empreender nesta área. Um bom caminho para as empresas é a busca de pesquisadores experientes com linhas de pesquisa nessa área. Muitas das soluções necessárias ao mercado já existem em escala piloto nas universidades.


 Os principais produtos encontrados no mercado de ácidos graxos são listados abaixo:

A) Ácidos graxos parcialmente hidrogenados obtidos do sebo:

1) Síntese da borracha
2) Emulsificante asfáltico
3) Formulação de amaciantes

B) Ácido Esteárico: Cosméticos, produtos de higiene pessoal, plásticos e matérias-primas para tubos de PVC, resinas, Acrílicos e borrachas

C) Ácido oléico: Sabões, detergentes especiais, composição de cápsulas para medicamentos, óleos e graxas especiais, formulação de tintas e pigmentos

D) Ácidos graxos destilados de óleo de soja: fabricação de resinas alquídicas semi-secativas, agentes de moagem para pigmentos, formulação de lubrificantes industriais, rações animais.

E) Ácido Graxo de Sebo destilado: Fabricação de graxas, amaciante de roupas, resinas, indústria têxtil, desinfetantes, detergentes, cosméticos e massa de polimento

F) Ácido Esteárico de Sebo Destilado: Utilização nas indústrias de emulsificantes,estearatos, têxteis, plásticos, lubrificantes e cosméticos.

G) Ácido Graxo de Soja Destilado: Utilização nas indústrias de tintas, vernizes, surfactantes e cosméticos, lubrificantes,fertilizantes.

H) Ácido Esteárico de Soja Destilado: Utilização nas indústrias de emulsificantes, estearatos, têxteis, plásticos, lubrificantes e cosméticos.

I) Ácido Esteárico de Palma Destilado: Utilização nas indústrias de emulsificantes, estearatos, têxteis, plásticos, lubrificantes e cosméticos.

J) Ácido Graxo de Óleo de Mamona (Ácido Ricinoléico): Utilização na fabricação de resinas alquidicas-estirenadas, resinas epóxi, plastificantes, amidas para emulsificantes, indústrias de lubrificantes.

K) Ácido Graxo de Óleo de Mamona Desidratado (Ácido Linoléico Destilado): Utilização na fabricação de resinas alquídicas.

M) Ácido 12 Hidroxi Esteárico: Utilização na fabricação de graxas lubrificantes, ésteres diversos, aditivos de ceras naturais e cosméticos.


N) Metil 12 Hidroxi Esteárico: Utilização na fabricação de resinas alquídicas,vernizes especiais e diluente de tintas.