Elaboração de Procedimento Operacional Padrão (POP)


A padronização, praticamente, chegou com a Revolução Industrial ou ao final dela. Podemos observar um exemplo de procedimento padronizado, nas linhas de montagem do “Modelo T” de Henry Ford, no início do século 20. Porém ficou claro que oferecer um único carro preto não era suficiente para agradar o consumidor e essa busca pela qualidade do serviço, sem desperdício de tempo e recursos, levou ao desenvolvimento de novos padrões.
O POP (Procedimento Operacional Padrão), quanto a sua aplicação, apresenta-se como base para garantir a padronização de tarefas e assegurar aos usuários um serviço ou produto livre de variações indesejáveis na sua qualidade final.
No início da construção do que entendemos como civilização a Qualidade estava presente na ausência de arestas das rodas de charretes e nos procedimentos corretos de estocagem de vinhos em barris de carvalho. O que ocorreu foi que com a criação em 1947 da ISO e com a modernização da indústria associada à globalização, deu-se uma importância à Qualidade de produtos e serviços que antes existia de forma desorganizada e regional.
Um POP é primeiramente elaborado visando solucionar problemas existentes no local onde ele será implantado,desse modo irá facilitar o trabalho de todos que utilizarão esse procedimento no dia a dia ,onde proporcionará mais segurança aos funcionários e aos que utilizarão esse serviço prestado,sendo que todos ganharão com mais qualidade e economia. O POP deve ser de fácil entendimento para que todos possam saber o que, como e quando fazer.
O POP deve ser uma ferramenta dinâmica, procurando minimizar os erros nas ações rotineiras e desperdícios, podendo assim ter um controle maior das finanças e previsão de gastos.
Em uma empresa onde não há um POP constituído, geralmente os funcionários não levam em grande consideração um POP, ignorando as suas regras e desse modo gerando mais gastos à sua empresa. A empresa deve propor em assembléia para todos os funcionários uma participação dos lucros que adquirirem com o POP proposto, desse modo os funcionários se sentirão motivados à executar o POP como excelência.
Conhecer de maneira critica as vantagens e desvantagens de ter ou elaborar um POP para qualquer ramo,seja ele na industria, laboratórios, mercados ou na nossa própria casa,sendo que para cada um há finalidades diferentes sempre visando o que se espera,pois para um POP de sucesso é necessário determinar o resultado final para que todos que tenham acesso a esse documento,afinal o POP é um documento de extrema importância,consigam sempre chegar ao mesmo resultado independente das variantes,sendo que de maneira geral o aproveitamento é de 99%.
Os POP's são de extrema importância em uma empresa, pois nele contêm informações para que todo e qualquer funcionário possa esclarecer duvidas frequentes ou não.
Para as grandes, médias e pequenas empresas o POP tem significado de garantia para o consumidor, pois juntamente com o POP as empresas podem adquirir as ISO's, que é um celo de certificação de qualidade.
Para um POP funcionar bem é importante que ele não seja copiado, pois cada empresa tem uma maneira e uma cultura diferente de administrar o seu negócio, portanto é de extrema importância que o POP seja elaborado por um profissional qualificado e que tenha conhecimento da área que ele vai ser executado, se necessário obter a colaboração dos demais funcionários para sugestões e críticas, afinal ninguém melhor que os próprios funcionários para dar dicas de melhoramento.
Ou seja, para um Biomédico que é um grande conhecedor da área laboratorial seria muito simples elaborar um POP que tenha grande eficiência tanto na área da industrial quanto no laboratório.  É importante para a empresa que todos os funcionários assinem um termo de sigilo, para que suas informações não caiam na mão de um concorrente. Com a pesquisa elaborada, verificamos que a instituição de um POP, a empresa, os funcionários e os consumidores só têm a ganhar.
                                
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS (1)(2)
           
Autoras: Aline Medici Zago, Patrícia dos Santos, Biomedicina

Orientador: Prof. André Bellin Mariano, D.Sc.