Boas Práticas de Laboratório (BPL)


Boas Práticas de Laboratório (BPL) é um sistema da qualidade relativo ao processo organizacional e às condições sob as quais estudos não-clínicos referentes a saúde e meio ambiente, industrial são planejados,realizados, monitorados, registrados, arquivados e relatados.
Todas as práticas devem ser seguidas para garantir segurança dos funcionários e confiabilidade dos resultados.
Para que tudo possa ocorrer da maneira correta é necessário treinamento de pessoas, estrutura, organização e limpeza, equipamento e materiais. Mas a segurança depende principalmente de práticas pessoais, como cabelos presos, unhas curtas, sem esmalte para laboratórios internos de fábrica, não usar anéis correntes, pulseiras, entre outras.
Também dos hábitos e práticas, tais como cuidar com os equipamentos, a maneira de manusear objetos e amostras, cuidar com os colegas de trabalho.
É dever da empresa fornecer o EPI adequado e treinar o funcionário quanto ao correto uso deste. E é dever do empregado, usar o EPI quando necessário e mantê-lo em perfeitas condições.
O cuidado com todos os reagentes do laboratório também esta dentro da boa pratica laboratorial, pois o profissional deve estar ciente de como fazer desde o manuseio ate o armazenamento do produto.
No laboratório tudo deve estar devidamente identificado, e as amostras  para análise devem ser bem fechadas em  embalagens de forma que não haja risco de contaminação e armazenadas em local adequado, e as instruções de trabalho devem ser seguidas.
Utilizar equipamentos e vidrarias que tenham a precisão solicitada no método de análise. Todos os dados obtidos durante as análises devem ser registrados, todos os registros devem ser originais e não podem ser rasurados.
Com as boas práticas aplicadas e seguidas devidamente, a empresa terá uma qualidade em seu serviço e na sua estrutura.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS (1) (2) (3)

Alunas: Gislaine Caroline Tulchesky, Leia de Mello Silva, Leila da Conceição Oliveira Santos, Rosangela Silva Simões Amorim, Thais Caroline Braganhollo Budel, Biomedicina

Orientador: Prof. André Bellin Mariano, D.Sc.