Biodiesel, Controle de Qualidade e a Biotecnologia


Biodiesel é um combustível biodegradável derivado de fontes renováveis, que pode ser obtido por diferentes processos tais como o craqueamento, a esterificação ou pela trans-esterificação.
Através da Biotecnologia pode ser produzido a partir de várias matérias-primas, tais como gorduras animais ou de óleos vegetais, como há no Brasil uma biodiversidade de espécies vegetais que podem ser utilizadas, tais como mamona, dendê (palma), girassol, babaçu, amendoim, pinhão manso e soja, dentre outras.
O Controle de Qualidade é a mistura de várias de metodologias para análise do Biodiesel, pelo fato de poder ser obtido através diversas matérias-primas, visando maior praticidade e economicidade.
O Controle de Qualidade é assegurado através de um rígido controle dos processos em todas as suas etapas através de análises confiáveis, utilizando metodologias padronizadas nacional ou internacionalmente (ASTM/EN/ABNT)
A análise do produto é padronizada através da resolução ANP n°7/2008.
A Garantia da qualidade vem através da Metrologia que utiliza a pesquisa e desenvolvimento para manter um padrão de qualidade, a escolha e inspeção de matérias-primas e também inspeção produto. As Medições que garantem a calibração de equipamentos e utensílios para análise e também a Garantia da rastreabilidade do produto. Controlando o processo desde do inicio até o produto final. Tudo isso faz parte do Controle de Qualidade.
Os Parâmetros importantes para produção de Biodiesel são:
a)        N° acidez e teor de ácidos graxos livres
b)        Umidade
c)        Teor de fósforo
d)        Índice de saponificação
e)        Índice de iodo
Através do Controle da qualidade, deve-se garantir o desempenho e a durabilidade de motores e sistemas de injeção. Evitando adulterações e sendo assim medindo os seus impactos ambientais. Nesse contexto a Biotecnologia tem um papel importante na pesquisa e desenvolvimento na utilização de novas matérias-primas e novas metodologias para análises.

Aluna: Carol Schultz - Estudante de Bioprocessos e Biotecnologia

Orientador: Prof. André Bellin Mariano, D.Sc.