A atuação do biomédico e sua importância no setor industrial perante a sociedade


Com o seu início na década de 60, a biomedicina foi criada com intuito de formar docentes e pesquisadores na área da biologia e medicina. Com muito empenho no dia 03 de setembro de 1979, com a Lei no 6.684, a profissão foi regulamentada, depois da primeira lei ser aprovada, várias outras vieram em sequência, de acordo com a necessidade apresentada pelos profissionais1.
Nos dias de hoje, são muitas as áreas e atribuições em que um profissional de Biomedicina pode atuar, como: análises clínicas, análises ambientais, análises industriais, biologia molecular, genética, citologia oncótica, reprodução humana, banco de sangue, sendo mais atuais a acupuntura e estética, são mais de 33 áreas autorizadas e aprovadas pelo Conselho Regional de Biomedicina.
A biomedicina é de grande valia para a sociedade, pois cuida da saúde da população atuando principalmente na prevenção, com isso consegue dar sua contribuição para uma melhor qualidade de vida aos seus clientes. O Deputado Federal Lobbe Neto afirmou a importância de um biomédico: “Ao propormos o Dia Nacional do Biomédico tivemos como objetivo chamar a atenção da sociedade para a importância da contribuição desse profissional na construção de um mundo melhor, com a ajuda que ele oferece às pessoas, cuidando de um aspecto muito importante que é a saúde.”
Quero chamar a atenção para uma das áreas de atuação mais promissoras de um biomédico, a indústria. A biomedicina pode atuar em indústrias de química e biologia, por exemplo, contribuindo para a elaboração de soros, vacinas e reagentes, na indústria farmacêutica, o biomédico pode desenvolver medicamentos, entre várias outras atribuições que com competência um biomédico pode realizar.
Enfim, a biomedicina proporciona uma ampla área de atuação, o profissional tem uma visão abrangente e com um grande conhecimento, para atuar em qualquer área aprovada e autorizada pelo Conselho.

Autor: Karla Glazielle Gonçalves dos Santos, estudante de Biomedicina

Orientador: Prof. André Bellin Mariano, D.Sc.