A necessidade da divulgação do trabalho acadêmico


A universidade tem como papel fundamental o ensino, porém não cabe a ela somente ensinar ao corpo discente mas também à sociedade de modo geral. Com isso, se faz necessário um meio de divulgação do trabalho acadêmico como uma forma de democratizar o conhecimento científico. Pensando na amplitude de alcance da internet nos dias atuais, a ideia dos Recursos Educacionais Abertos (REA) é a alternativa ideal de não só trazer a sociedade para dentro da universidade como também compartilhar o conhecimento gerado nos principais núcleos de pesquisa do país. Esse compartilhamento de informações possibilita que aqueles que assim desejarem, de qualquer parte do globo, obtenham acesso a educação ilimitada e simplificada sem prejudicar a qualidade do ensino, muito pelo contrário, buscando-o direto na fonte.


Além disso, por meio do REA, a interação entre a sociedade e a universidade pode ainda chamar atenção de empresas com capital direcionado a P&D cujo interesse esteja alinhado ao dos grupos de pesquisa da instituição de ensino. Associando o potencial criativo da comunidade científica e os investimentos da iniciativa privada, essa parceria benéfica tem potencial de gerar produtos economicamente viáveis e acessíveis à população em geral, sendo mais uma forma de contribuição ativa com a melhoria no desenvolvimento da nação.

Esse comentário faz parte de uma iniciativa da disciplina TE346 – Engenharia e Sociedade do curso de Engenharia Elétrica da UFPR ministrada pelo professor André B. Mariano, vinculado ao projeto Ciência para Todos de Popularização e Divulgação Científica. 

Autora: Lúcia Gil (acadêmica de Engenharia Elétrica)