O
objetivo de toda empresa é atender com qualidade e excelência às necessidades
do seu público alvo, ou seja, seus clientes. Segundo Campos (1999), o
verdadeiro critério da boa qualidade é a preferência do consumidor e é isto que
garantirá a sobrevivência de uma empresa: a preferência do consumidor pelo seu
produto em relação ao seu concorrente, hoje e no futuro.
Para
que a qualidade seja alcançada, todos os processos devem ser idealizados e
registrados, com a validação da diretoria, porém, estes procedimentos não serão
eficazes se não houver controle de que todas as atividades estão sendo
executadas com competência e compromisso pelos colaboradores.
De
acordo com Campos (1999), controlar uma organização significa detectar quais
foram os fins, efeitos ou resultados não alcançados, analisar estes maus
trabalhos buscando suas causas e atuar de tal modo a melhorar os resultados.
Isto é o controle da qualidade total, que nada mais é que um processo
sistemático de verificação com intuito de determinar se os produtos ou serviços
atendem ou superam as expectativas dos clientes.
Muitas
empresas possuem um departamento dedicado à garantia da qualidade visando
aumentar a confiança e a credibilidade perante seus clientes e, também, para
identificar falhas, melhorar processos de trabalho, reduzir custos, e
conquistar diferenciais para prostrar-se mediante a concorrência.
A
garantia da qualidade foi inicialmente introduzida na Segunda Guerra Mundial,
quando as munições começaram a ser inspecionadas e testadas para identificação
de defeitos antes de seguirem para os campos de batalha.
Desta
mesma forma, atualmente, os sistemas de garantia de qualidade enfatizam
identificar, antecipadamente, os defeitos de seus produtos ou serviços, antes
mesmo que eles cheguem ou atinjam aos seus clientes.
A
ferramenta mais popular para determinar a garantia de qualidade é o Ciclo de
Shewhart, desenvolvido pelo Dr. W. Edwards Deming que consiste em quatro
etapas: “Plan, Do, Check, Act”, que
significam:
•
Planejar: Estabelecer objetivos e processos necessários para alcançar os
resultados desejados.
•
Fazer: Implementar o processo desenvolvido.
•
Verificar: Monitorar e avaliar o processo implementado, analisar os resultados
em função dos objetivos pré-determinados.
•
Agir: Aplicar as medidas necessárias para a melhoria dos resultados sempre que
mudanças forem exigidas.
O
PDCA é um método eficaz para o monitoramento da qualidade pois analisa as
condições existentes e os métodos utilizados para fornecer o produto ou
serviço.
Seu
objetivo é assegurar que a excelência é inerente a todos os componentes do
processo, além disso, o ciclo PDCA é repetido por toda a vida útil do produto
ou serviço.
Muitas
decisões dentro de uma empresa são baseadas em dados e, se estes não
registrados e controlados adequadamente, tais decisões podem ser tomadas de
forma incorreta, resultando em riscos para a saúde humana ou o ambiente, ou
ainda para a saúde financeira da empresa.
Este
texto foi baseado na disciplina “Prática Industrial” ministrada pelo Prof.
André Bellin Mariano.
Aluna:
Cristiane Azevedo, acadêmica de Biomedicina (2011)
Orientador:
Prof. André Bellin Mariano, D.Sc.
REFERÊNCIAS
CAMPOS, Vicente
Falconi. TQC:Controle de Qualidade Total (no estilo japonês). Belo Horizonte,
MG. Editora de Desenvolvimento Gerencial, 1999. 230p.
ALEXANDER, J.
Quality Assurance (QA). 2007. Disponível em:
http://searchsoftwarequality.techtarget.com/definition/quality-assurance Acesso
em 04/09/11 às 22h29.
KIETZMAN, Shannon.
What is Quality Assurance. 2011. Disponível em:
http://www.wisegeek.com/what-is-quality-assurance.htm . Acesso em 04/09/11 às
22h29.
Site
http://www.epa.gov/QUALITY/bestlabs.html. Acesso em 04/09/11 às 22h29.