segunda-feira, 2 de maio de 2011

Biomédico na Indústria: Procedimento Operacional Padrão


A competência do biomédico e a sua formação vêm ocupando grande espaço no mercado de trabalho inclusive na área industrial, pois atua na elaboração de POPs e padroniza a qualidade que é a garantia de que o cliente recebe um produto e atendimento de alto padrão.

O POP é o procedimento que busca fazer com que um processo, independente da área, possa ser realizado sempre de uma mesma forma, permitindo a verificação de cada uma de suas etapas. Ele deve ser escrito de forma detalhada para a obtenção de uniformidade de uma rotina operacional, seja ela na produção ou na prestação de serviços (LOUSANA, 2005).

“Segundo a Revista de Associação Medica Brasileira” o acesso aos POPs, quer em papel ou em formato eletrônico, deve ser controlado e limitado aos seus usuários e eventuais revisões e atualizações devem ser devidamente aprovadas antes da implementação. Basicamente, o processo para a garantia da qualidade por meio do POP envolve o planejamento, o desenvolvimento, a verificação e a implementação. Pensar em boas práticas clínicas é pensar em gerenciamento de qualidade com processos estabelecidos e bem controlados (REVISTA DA ASSOCIAÇÃO MÉDICA BRASILEIRA, 2007).

Na disciplina “Práticas Industriais”, ministradas pelo Farmacêutico Industrial e Doutor André Bellin Mariano, o acadêmico de Biomedicina têm o contato com experiências reais vivenciadas na Indústria e pode aprimorar os seus conhecimentos antes de terminar a graduação.

FONTES:

LOUSANA, G. Boas Práticas Clínicas nos Centros de Pesquisa, Rio de Janeiro: Revinter, 2005.

Revista da Associação Médica Brasileira, v. 53, n° 1, São Paulo, 2007.

Autora: Gislaine CarolineTulchesky, acadêmica de Biomedicina 

Orientador: Prof. André Bellin Mariano,  D.Sc.

Um comentário:

  1. A grande dificuldade com relação aos POPs, para o biomédico é a sua implementação em empresas onde ele ainda não é utilizado. A recusa e a desacreditação dos funcionários "antigos" poderá fazer com que os procedimentos não sejam seguidos. Para isso o profissional deverá estar muito capacitado para gerenciar pessoas e envolvê-las de forma que contribuam para a formulação dos POPs e que acreditem nos projetos durante sua criação, para que se sintam parte do "NOVO" e o adotem como se tivesse partido deles.

    ResponderExcluir