domingo, 3 de abril de 2011

A atuação do biomédico e sua importância no setor industrial perante a sociedade


Com o seu início na década de 60, a biomedicina foi criada com intuito de formar docentes e pesquisadores na área da biologia e medicina. Com muito empenho no dia 03 de setembro de 1979, com a Lei no 6.684, a profissão foi regulamentada, depois da primeira lei ser aprovada, várias outras vieram em sequência, de acordo com a necessidade apresentada pelos profissionais1.
Nos dias de hoje, são muitas as áreas e atribuições em que um profissional de Biomedicina pode atuar, como: análises clínicas, análises ambientais, análises industriais, biologia molecular, genética, citologia oncótica, reprodução humana, banco de sangue, sendo mais atuais a acupuntura e estética, são mais de 33 áreas autorizadas e aprovadas pelo Conselho Regional de Biomedicina.
A biomedicina é de grande valia para a sociedade, pois cuida da saúde da população atuando principalmente na prevenção, com isso consegue dar sua contribuição para uma melhor qualidade de vida aos seus clientes. O Deputado Federal Lobbe Neto afirmou a importância de um biomédico: “Ao propormos o Dia Nacional do Biomédico tivemos como objetivo chamar a atenção da sociedade para a importância da contribuição desse profissional na construção de um mundo melhor, com a ajuda que ele oferece às pessoas, cuidando de um aspecto muito importante que é a saúde.”
Quero chamar a atenção para uma das áreas de atuação mais promissoras de um biomédico, a indústria. A biomedicina pode atuar em indústrias de química e biologia, por exemplo, contribuindo para a elaboração de soros, vacinas e reagentes, na indústria farmacêutica, o biomédico pode desenvolver medicamentos, entre várias outras atribuições que com competência um biomédico pode realizar.
Enfim, a biomedicina proporciona uma ampla área de atuação, o profissional tem uma visão abrangente e com um grande conhecimento, para atuar em qualquer área aprovada e autorizada pelo Conselho.

Autor: Karla Glazielle Gonçalves dos Santos, estudante de Biomedicina

Orientador: Prof. André Bellin Mariano, D.Sc.

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Para atingir o reconhecimento e reduzir o preconceito da sociedade para a profissão de biomédico é necessário que nós, primeiras turmas formadas na capital paranaense, nos envolvamos diretamente com o conselho, com o propósito de criar métodos e angariar fundos para divulgação e conscientização de quem é o profissional e qual a sua formação e suas capacidades, através de propagandas, cartilhas, etc

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Quantas horas aula de Propedêutica tem neste curso de Biomedicina para esta expansão da área de atuação do Biomédico para o atendimento de pacientes?

    ResponderExcluir